1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

sábado, 25 de maio de 2013

SÃO MATEUS RECEBE SINAL VERDE PARA A PRODUÇÃO DE SOJA






    SÃO MATEUS RECEBEU À VISITA, “UM DIA DE CAMPO”, DOS MAIS IMPORTANTES TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DO ESTADO MARANHÃO NO CULTIVO, NO DESENVOLVIMENTO E NA PRODUÇÃO DE SOJA.
    TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE BALSAS, CHAPADINHA, PESQUISADORES DA EMBRAPA, SEC. ADJUNTO DE AGRICULTURA DO ESTADO, AGRICULTORES E AUTORIDADES POLÍTICAS DO MUNICÍPIO.      

ILUSTRES VISTANTES:
    A visita para a análise de campo sobre o cultivo e a produção de soja nas terras de São Mateus aconteceu durante toda uma manhã deste sábado dia 25 de maio de 2013,  na fazenda Bernardi, no povoado Guiné, a cerca de 15 km da sede do município de São Mateus e  que na oportunidade contou com a presença  das autoridades de diversas regiões do estado especializadas em agricultura familiar, empresarial e agronegócios - como a do Analista de transferência de tecnologia  Carlos Vitoriano da Embrapa, Fábio Augusto Engenheiro Agrônomo da Produtécnica Nordeste, Francisco Duarte de Medeiros conhecido como Chico da Comarive da Valtra Máquinas e Equipamentos, Carlos Antônio representante do Senar, Pedro belo representante da Aged  de Codó,  Glaucir  João pauletto Gerente de produção da Ceagro, juliano da New Agro de Chapadinha - e representantes do Sebrae, Banco do Brasil, e de São Luís  veio  o sec. Adjunto de Agricultura e pesca do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, representando o Governo do Estado. E de São Mateus participaram do evento presidentes e membros de associações e sindicatos como também os vereadores da Câmara Municipal que formam base ao prefeito Miltinho Aragão que ao participar do encontro contou ainda com a presença dos Secretários da prefeitura de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e pesca envolvida em todo o processo; e de secretários e convidados de Peritoró , Alto Alegre do Maranhão e de outros municípios da região.

VISÃO TÉCNICA:                     
    Todos os técnicos especialistas em produção agrícola, sem nenhuma exceção dos que se fizeram presentes em visita ao campo na manhã de sábado e que puderam constatar de perto a introdução da soja em São Mateus, imediatamente foram unânimes em certificar que o experimento é mais do que uma prova evidente de que o município aponta uma nova realidade para os agricultores.
    Para os técnicos visitantes, o terreno é fértil, bom, produtivo e acima de tudo propício para uma variedade da cultura agrícola, porém a soja já é um fator determinante para que em São Mateus possa surgir no cenário estadual e no Brasil, respectivamente, assim como Chapadinha e Balsas como um município que também pode oferecer, a toda uma cadeia de empreendimentos e empreendedores, uma grande oportunidade de negócios e consequentemente uma produção competitiva dentro do nosso mercado de fornecimento e vendas.

PREFEITURA DE SÃO MATEUS:
    O prefeito, Miltinho Aragão, saiu do encontro muito satisfeito e convicto de que todas as informações. O debate e as discussões sobre a introdução da soja, em São Mates, é a certeza de que desenvolver o município através do setor da agricultura é estar investindo na busca de um resultado totalmente positivo.
    Em seu discurso citou que São Mateus, por ser um município privilegiado, tem todas as possibilidades de sair imediatamente do anonimato já que se produzirmos soja, em larga escala, temos como transportar rapidamente toda a nossa produção já que contamos, logo aqui perto, a 50 km, com o quarto, se não o terceiro maior eixo rodoviário do país, localizado em Peritoró. E logo aqui, em São Mateus, temos como transitar, livremente, pela BR: 135 que dá acesso a duas importantes capitais: Teresina e São Luís.
    E por falar em nossa capital contamos com porto do Itaqui, o maior da América Latina. Portanto, se depender de mim, como prefeito,  da secretaria de agricultura do município e da prefeitura de São Mateus, todos nós estamos, unidos, com o objetivo de contribuir na produção de grãos, na geração de emprego e renda no fortalecimento do setor comercial, por poder oferecer uma melhor qualidade de vida para a população.

PARCERIAS FIRMADAS:
    A produtécnica Nordeste de Balsas, especialista em produtos agrícolas, deixou claro que está a disposição da Secretaria de Agricultura do Município de São Mateus para firmar parcerias na orientação e assistência em cursos de capacitação e qualificação profissional no cultivo e produção de soja. 
    O Governo do Estado, através do Secretario Ajunto de Agricultura e Pesca do Maranhão Raimundo coelho, disse que São Mateus, agora, será convidado a fazer parte da Comissão Setorial de Grãos e deixou claro que o projeto aqui, discutido, terá o apoio do governo no que for necessário - a começar pela ajuda do governo no processo da pesquisa para uma análise profunda do solo do clima e de outros requisitos importantes - para que a produção tenha um resultado garantido em cada colheita e safra. A pesquisa ciêntifica, do solo, é o resultado que precisamos para que o investimento possa ser feito sem medo e incertezas, para que os trabalhadores dessa região possam ter condições de desenvolver um bom trabalho com toda a parceria técnica e financeira que terão a disposição através dos órgãos ligados ao estado. Sendo assim, todos terão um rendimento altamente produtivo, em larga escala, o que é mais importante para o abastecimento em grãos do mercado Maranhense.
    Por fim, cada empresa ou setor representativo demonstrou interesse em colaborar, com o que pode vir a ser, mais, um setor produtivo em larga escala no cultivo a na produção de soja do Estado do Maranhão.
    Para o Secretário de Agricultura do Município de São Mateus, Clovis Bernardi, tudo o que aconteceu, hoje, é apenas o começo de uma grande jornada e que aos poucos, vai se concretizando. O objetivo é sabermos, de fato, o nosso potencial e até onde podemos avançar.
    O mais importante, é que recebemos previamente o sinal verde para começarmos com mais entusiasmo, o projeto dos nossos sonhos, é ter em São Mateus uma agricultura que possa desenvolver o município e o nosso estado.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES:
EXPERIMENTO:  ao todo são 40 hectares no cultivo de soja como experimento em São Mateus, localizada na fazenda BERNARDI no povoado NOVA GUINÉ a cerca de 15 km da cidade, daqui a mais ou menos duas semanas já é o prazo definido para a colheita de grãos da primeira safra da produção de soja de São Mateus.   
 


0 comentários:

Postar um comentário