1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

EM SÃO MATEUS

JORNAL DA BAND

JORNAL DA BAND COM EDDY LEMOS

DE SEGUNDA A SEXTA, DE OLHO NA INFORMAÇÃO DE OLHO NA BAND.

BAND SÃO MATEUS CANAL 13

JORNAL DA BAND SIMPLESMENTE O MELHOR

TV BAND

EM SÃO MATEUS CANAL 13

ANUNCIE AQUI

BANDSÃOMATEUS@HOTMAIL.COM

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Flávio Dino recebe convite do novo presidente da Fiema

Flávio Dino recebe convite do novo presidente da Fiema


O presidente eleito da Federação de Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, esteve ontem na sede da Embratur em Brasília. Baldez foi a Brasília convidar o presidente Flávio Dino para a posse da nova diretoria da Fiema no dia 20 de junho, em São Luís.
“Fiz questão de vir aqui a Brasília entregar, pessoalmente, este convite a Dino”, afirmou Edilson, que, além de empresário do setor de construção civil, faz parte do ramo hoteleiro.
“É uma honra receber esse convite tanto como maranhense quanto como presidente da Embratur, pelo fato de Edilson ser um legítimo representante do trade turístico. Este é um ramo empresarial importante para movimentar a economia brasileira,” agradeceu Flávio Dino.

Mais bomba! Roseana Sarney briga com Ricardo Murad Por Luís

Mais bomba! Roseana Sarney briga com Ricardo Murad

Por Luís Pablo Política
Roseana Sarney e Ricardo Murad
Roseana Sarney e Ricardo Murad
Na semana passada, a briga foi feia entre a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad. O motivo da confusão foi a falta de recurso para pagar as emendas parlamentares.
Roseana determinou ao secretário Bernardo Bringel que fosse pago as emendas dos deputados.
O secretário de Planejamento informou à governadora que não tinha recurso para fazer o pagamento devido os muitos gastos com a Secretaria de Saúde.
Indignada, Roseana Sarney mandou que fosse cortado qualquer destinação de recurso para pasta da Saúde. Aí, meu amigo, a briga foi feia.
Ricardo Murad estrebuchou com Bringel, quando procurou ele para pedir um repasse que ia servir para os gastos do Governo Itinerante.
Bernardo Bringel comunicou para Roseana o ocorrido. Ela na mesma hora ligou para o secretário de Saúde e uma grande discussão se iniciou.
“Você já tem uma grande parte do orçamento do Estado e ainda quer mais repasse Ricardo?. Não vai mais ter repasse algum. Quero te dizer que esse Governo Itinerante fui eu que criei e por isso ele vai continuar, mas sobre o meu comando”.




Amovelar buscará, à pedido de Roseana, candidatura própria a Assembleia

Amovelar buscará, à pedido de Roseana, candidatura própria a Assembleia

Luisinho com Roseana
Mas também com Dino
Tão logo deixou o cargo, o ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar (PT), anunciou aos aliados que lhe restaram que apoiaria a candidatura de Ana Mendonça (PMDB), esposa do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, para a Assembleia Legislativa, solicitou-lhes apoio, mas ouviu a recusa de muitos deles. A futura candidata Ana Mendonça pretende gastar a incrível quantia de R$ 15 milhões que arrecadará, até as eleições, de arrecadação de ISS do município no qual o seu esposo é prefeito, entenda mais clicando aqui.

Porém, depois desse desconforto em relação a sua pré-candidata (e ainda ter acomodado por aquelas bandas algumas pessoas mais chegadas), possivelmente o Luisinho da Amovelar tenha mesmo é que lançar o seu nome ao parlamento estadual. A candidatura do ex-prefeito coroataense é uma exigência da sua aliada, a governadora Roseana Sarney (PMDB), que deverá se licenciar em outubro para disputar, mais uma vez, a vaga ao Senado Federal (para alegria do Macaxeira).

Com essa atitude a Branca quer garantir em solo coroataense mais um palanque para o seu candidato ao governo estadual (que só Deus sabe quem será), na esperança de que seu o grupo congregue os votos dos seguidores de Ricardo Murad e daqueles que ainda tenham algum devotamento pelo neo-petista.

Luisinho andou falando para algumas pessoas que subiria no palanque de Flávio Dino (PCdoB), mas não é preciso ter muito conhecimento de política para saber que tal fato seria impossível, nem de longe, embora ele tenha recebido em sua casa o comunista quando passou a última vez por aqui. Se tal fato ocorresse seria muita fácil, e até prazeroso, para o "todo-poderoso" Ricardo Murad mandar votar (e quem sabe reprovar) na Câmara Municipal as prestações de contas condenadas no Tribunal de Contas do Estado – TCE/MA (2005, 2006 e 2007), tornando, assim, inelegível o Amovelar.

Ainda é incerto, e muito delicado, o destino político do ex-prefeito de Coroatá. Vamos aguardar.

Senado: Oposição só vencerá Roseana com união em torno de candidatura única

Senado: Oposição só vencerá Roseana com união em torno de candidatura única

A situação do grupo Sarney é desanimadora não só apenas em relação à eleição para o governo. Na única vaga ao Senado a ser disputada em outubro do próximo ano, o cenário para a virtual candidata, Roseana Sarney, também é de preocupação.
Z e R (2)Uma fonte confiável do blog conseguiu ter acesso a uma pesquisa recente feita pelo Palácio dos Leões no qual Roseana aparece com apenas 40%. Os candidatos ao Senado da oposição (Roberto Rocha, José Reinaldo, Dutra), juntos, alcançam 45%.
Conclui-se, a julgar por esses índices, que se a oposição for para a refrega com candidato único para enfrentar Roseana terá grandes chances de vencê-la, uma vez que o desgaste da filha do senador José Sarney hoje é altíssimo. A má gestão no seu quarto mandato e o fato de ter assumido no tapetão com a cassação do ex-governador Jackson Lago contribuíram para a cristalização da sua rejeição.
Além do mais, outro ponto que merece ser analisado é quando houver a confirmação de Flávio Dino do seu candidato ao Senado. A tendência, a partir de então do anúncio, é do nome da oposição ao Senado crescer, haja vista que o eleitor maranhense tem a prática de votar na chapa casada, favorita. Foi dessa forma que João Alberto se elegeu em 2010.
No caso da oligarquia, o provável é que Roseana puxe votos para o candidato do governo. E não o inverso. Sendo assim, só a unidade fará com que as forças oposicionistas sejam vitoriosas em 2014.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bando tenta arrombar agência do Bradesco em Formosa-MA e dois acabam mortos no confronto com a Polícia

Bando tenta arrombar agência do Bradesco em Formosa-MA e dois acabam mortos no confronto com a Polícia

anigif3332
Foi uma madrugada transformada em campo de guerra na cidade de Formosa da Serra Negra, 04 homens armados invadiram a agência do Banco do Bradesco daquele município, para assaltarem os caixas eletrônicos do local. A cidade tem a guarnição de 08 policiais militares e no momento em que os bandidos agiam por volta das 02h45min da manhã de quinta-feira (30), foram surpreendidos pelos policiais.
Houve troca de tiros 05 policiais participaram diretamente da ação, enquanto 03 deles ficaram de vigília nas saídas da cidade. Na troca de tiros dois assaltantes foram atingidos pela policia, os outros dois conseguiram fugir. Os feridos foram levados ao Hospital de Formosa da Serra Negra, mas devido à gravidade dos ferimentos não resistiram e morreram.
rrr
A policia prendeu 03 dinamites que iriam ser usadas para explosão do caixa, um ferro “pé de Cabra”, uma escopeta calibro 12, 09 munições, 02 lanternas, um colete aprova de bala, uma jaqueta preta, duas mascaras e duas motos broz vermelha usadas no assalto. Uma das motos com placa de Grajaú, segundo informou a policia a moto foi tomada nas proximidades de Grajaú, na MA-006 sentido à Formosa, as informações foram de que o dono da moto foi amarrado e a moto levada, na delegacia de Grajaú curiosos se aglomeraram para verem as armas e as motos.
Segundo o capitão da PM de Grajaú Jean Levi Cavalcante, essa já foi a 03 vez que os assaltantes estiveram na cidade agindo, de acordo com o capitão há menos de 15 dias eles estiveram no local tentando o assalto. Os corpos foram trazidos para o HGG (Hospital Geral e Grajaú), foram identificados como; Weks Cley Regazzoni Gomes (Cavanhaque) e Jorge da Silva Costa.
DSCF0188_640x480
Cinco policiais sobre o comando do capitão Jean foram para a cidade de Formosa, para reforçar a ação inclusive o próprio capitão Jean comandou a operação, a policia agora está buscando informações sobre os dois que fugiram e devem dar continuidade nos procedime

A farra de helicópteros dos Sarney…

                                       A farra de helicópteros dos Sarney…


Não é de agora que a governadora Roseana Sarney vem gastando somas milionárias para cortar os céus desse pobre Maranhão (veja aqui). 
De olho nas eleições de 2014, Roseana Sarney e seus secretários inventaram programações que, trocando em miúdos, servirá apenas para garantir a vitória de seu grupo político.

Tchau pobreza

Na imagem abaixo, que está fazendo o maior sucesso nas rede sociais, o blogue do Hilton Franco  mostrou que a governadora Roseana Sarney se despediu com um ‘tchau pobreza’, na sexta-feira (25), do sofrido povo de Cachoeira Grande-MA, a 11ª cidade mais miserável do país, onde a renda média per capita é de apenas R$ 180,02 segundo o IBGE.

Por lá o governo do mentirão entregou sementes de feijão para plantar nos solos arenosos que nem com reza nasce. A viagem foi feita de helicóptero para fugir dos buracos das rodovias maranhenses.
Por blog do Ricardo Santos

IGREJA CATÓLICA DE COROATÁ CELEBRA CORPUS CHRISTI


                                    Dom Sebastião Bandeira  - Bispo Diocesano 


                                               ruas e avenidas ornamentadas
                                                                     fiés católicos

                   
                       COROATÁ CELEBRA CORPUS CHRISTI

O Corpus Christi no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados  brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como Coroatá –MA  entre muitas outras  que possuem a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do campo onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais, e outros.
Origem de Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.




quarta-feira, 29 de maio de 2013

Transito de Coroatá registra mais um acidente envolvendo motos. Veja!

Transito de Coroatá registra mais um acidente envolvendo motos. Veja!

COROATÁ ONLINE MA | 23:55 |
Equipe do SAMU prestando os primeiros socorros às vítimas (foto: Coroatá Online MA)
O acidente aconteceu por volta das 23h00 desta terça feira (28/05) no Bairro da Trezidela, próximo à entrada do Jordão. A identidade dos envolvidos ainda não foi revelada, sabe-se apenas que um deles é um homem muito conhecido na Trezidela o mesmo vende guaraná da Amazônia e o filho tem uma pequena lanchonete localizada em frente ao Posto Franco. O outro envolvido é um menor de idade e mora na Rua da Sucam no Bairro da Trezidela.
Segundo algumas pessoas que estavam no local na hora do acidente, o menor que conduzia uma Moto Pop tentou desviar de alguns buracos e durante a manobra acabou batendo no outro motociclista. Na queda, o homem feriu a cabeça, onde ficou visível um grande inchaço na testa e o acabou quebrando o braço em dois lugares além de apresentar várias escoriações pelo corpo.
O SAMU foi acionado e rapidamente chegou ao local enviando duas ambulâncias. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhados ao Hospital Macrorregional de Coroatá.

Equipe do SAMU prestando os primeiros socorros às vítimas (foto: Coroatá Online MA)

Maria da Penha vem a São Luis pela primeira vez e será homenageada na Assembléia Legislativa.

Maria da Penha vem a São Luis pela primeira vez e será homenageada na Assembléia Legislativa.

Maria da Penha virou Lei no combate à violência contra a mulher no Brasil.

Ícone da lei da violência contra gêneros, Maria da Penha Maia Fernandes virá a São Luís pela primeira vez nesta quarta-feira (29). Maria da Penha participa pela manhã a partir das 9h de uma palestra sobre violência de gênero proferida pela juíza Sônia Amaral, titular do 7 º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, na oportunidade ela fará um depoimento pessoal. O evento será no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. A secretária municipal da mulher de São Mateus do Maranhão Sra. Millete Costa já se encontra em São Luis para participar do evento, na oportunidade Millete será recebida por Maria da Penha e pela Juíza Sônia Amaral, as três devem tratar de assuntos relacionados a ações que serão desenvolvidas em São Mateus pela secretaria.
A tarde por volta das 15h Maria da Penha participa da inauguração da Biblioteca que leva o seu nome, instalada no prédio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Na ocasião, Maria da Penha autografa o livro “Sobrevivi... posso contar”. Maria da Penha virou Lei no combate à violência à mulher.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PREFEITURA DETERMINA E ANIMAIS SÃO RETIRADOS DAS MARGENS BR 135 NO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS.

PREFEITURA DETERMINA E ANIMAIS SÃO RETIRADOS DAS MARGENS BR 135 NO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS.



PREFEITURA DETERMINA E ANIMAIS SÃO RETIRADOS DAS MARGENS BR 135 NO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS.
A determinação agora é pra valer animais que circulam livremente a soltas pelas principais vias de transito dentro do município de São Mateus serão recolhidos e levados para um local que pertence a prefeitura do município,  o Dono terá agora que pagar uma taxa para retira-lo de lá, já que para a prefeitura os animais como jumentos por exemplo vem causando uma serie de acidentes ao longo da BR onde o  prejuízo é visível e vem causando  até mortes no transito por conta da falta de responsabilidade dos donos com os seus animais. Quem já teve ou tiver o seu animal apreendido deve procurar a Sec. De Infraestrutura do município para resolver o problema sob pena de pagar mais caro pelos dias em que os animais ficarão apreendidos gerando despesas para a referida secretaria.  

EM SÃO MATEUS A SEC. DE INFRAESTRUTURA FAZ MUTIRÃO DE LIMPEZA NO PERIMETRO URBANO DA CIDADE.

EM SÃO MATEUS A SEC. DE INFRAESTRUTURA FAZ MUTIRÃO DE LIMPEZA NO PERIMETRO URBANO DA CIDADE.

     
      O prefeito Miltinho Aragão acompanhou de perto o inicio do processo de manutenção e limpeza da principal avenida da cidade na manhã desta terça feira dia 28 de Maio de 2013.
      Os serviços se estenderão por toda a cidade agora e ao longo de todo o  mês de junho, já que São Mateus se prepara  também  para  receber os  turistas para os festejos de São João, o que se vê pela rua é toda uma equipe  de homens e mulheres  devidamente equipados e fardados no exercício de suas funções.
Para o prefeito  Miltinho Aragão esse é o  cumprimento de mais uma promessa de campanha manter as ruas devidamente limpas, compor uma equipe de trabalhadores devidamente fardados e com os equipamentos valorizando assim a classe onde há o homem e a mulher que  se dedicam todo dia contribuindo bastante para o crescimento, para o desenvolvimento de uma cidade que para todos eles deve permanecer  limpa e muito bonita onde todos possam se sentir bem.  Até porque existe um ditado simples, porém muitíssimo importante CIDADE LIMPA POVO EDUCADO!       

 
 
 
 
 
 
 
 

Prazo para vacinação contra a febre aftosa termina dia 31 deste mês

Prazo para vacinação contra a febre aftosa termina dia 31 deste mês

Após imunização, criadores precisam comprová-la na Aged.
Depois da data, só compra a vacina quem tiver a autorização em mãos.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Comente agora
Termina esta semana o prazo de vacinação contra a febre aftosa. Criadores de Caxias se anteciparam e já estão com os comprovantes de vacinação do rebanho.
O gado do criador Manoel de Aquino, por exemplo, está entre as 150 mil cabeças que devem ser imunizadas contra a febre aftosa. Ele  vacinou, e não perdeu tempo: fez logo a comprovação. Seu Aquino sabe que rebanho sadio é mais valorizado. "É melhor fazer tudo dentro do prazo, para não ter problema depois", disse o criador.
A primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa de 2013 começou dia 1º deste mês. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), dia 20, quando foi divulgada a primeira parcial da campanha, a regional de Caxias já estava com 15% de comprovação. "Os criadores estão comprovando, estão comparecendo, até mais cedo do que esperávamos", afirmou Alanessa Araújo, chefe da Aged, na regional Caxias.
O criador que deixar para vacinar o rebanho na última hora deve ficar atento, pois dia 30 é feriado, e a campanha encerra dia 31. Depois dessa data, só compra a vacina quem tiver a autorização em mãos.
"As casas agropecuárias possuem vacinas disponíveis, então o ideal é que o produtor não deixe para última hora para comprar vacina. Após a imunização, é importante comprová-la no escritório mais próximo da Aged", concluiu Alanessa Araújo.
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Urgente: agência dos correios de Coroatá é assaltada!

Urgente: agência dos correios de Coroatá é assaltada!

COROATÁ ONLINE MA | 18:23 |
A agencia dos correios de Coroatá foi assaltada na tarde desta segunda feira (27/05), por volta das 17h00min. Os bandidos levaram cerca de R$100.000,00 (cem mil reais) de acordo com a informação da polícia.
Os assaltantes enfrentaram a fila sem se preocupar em esconder o rosto. No fim da tarde, próximo ao termino do expediente sacaram as armas e anunciaram o assalto levando a quantia acima citada.
Clientes e funcionários foram obrigados a entrar em uma sala peque da agência e foram trancados. Ainda de acordo com as informações, a gerente na mira de um revolver foi obrigada a entregar todo o dinheiro do caixa.
Antes de abrirem fuga, os assaltantes invadiram a sala de segurança e levaram a CPU do computador que contém as imagens do circuito interno de TV do local.
A polícia já colheu detalhes do crime e segue investigando o caso, atrás dos suspeitos.
Mais informações a qualquer instante.

Acesse o Artigo Original: http://www.coroataonlinema.com/2013/05/urgente-agencia-dos-correios-de-coroata.html#ixzz2UX0595xu

Ex-prefeito de São Mateus é denunciado por pagar vaqueiro e tratamento dentário da esposa com recurso público.

Ex-prefeito de São Mateus é denunciado por pagar vaqueiro e tratamento dentário da esposa com recurso público.

Deu no JP

O ex-prefeito Coronel de São Mateus (180 quilômetros de São Luís), foi denunciado ao Ministério Público  por pagar o seu vaqueiro com cheque do Fundo de Participação do Município (FPM), conforme cópia do cheque anexada no processo. O cheque está assinado pelo próprio ex-prefeito.
O vaqueiro, ao ser demitido da fazenda do coronel, ainda deu entrada em uma ação trabalhista na Vara de Bacabal reclamando direitos decorrentes do vínculo de emprego na fazenda do ex-prefeito. O promotor Clodomir Lima Neto foi quem recebeu a denúncia.
Orçamento do dentista Ivaldo Araújo para tratamento dentário
São três os fatos descritos na representação judicial. O mais grave e intrigante na denúncia é o tratamento dentário da esposa do ex-prefeito, no valor de 34.700,00 (trinta e quatro mil e setecentos reais), conforme minucioso relatório e etapas do tratamento definidos pelo dentista Ivaldo Araújo e enviados à Prefeitura de São Mateus em 2009.
A fatura apresentada ao erário municipal para pagamento e entregue ao promotor Clodomir Lima Neto será igualmente investigada no procedimento judicial a ser aberto. O relatório do dentista informa que os dentes da esposa do prefeito devem ser repostos por dentes de ‘porcelana’.
O terceiro item da representação trata da não apresentação das contas anuais do exercício de 2008 pelo prefeito Rovélio, apresentadas ao TCE e não entregues na Câmara Municipal para apreciação popular, como determinam a Constituição Federal e a instrução normativa de nº 9 do Tribunal de Contas do Estado. Uma certidão fornecida pelo secretário da Câmara, vereador Antonio Bernardino Chaves, informa que o prefeito não cumpriu a determinação legal de enviar as contas anuais ao legislativo municipal.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também pelo Portal 180graus, pelo Portal Tribuna do Maranhão e pelo Facebook.

domingo, 26 de maio de 2013

SÃO MATEUS RECEBE SINAL VERDE PARA A PRODUÇÃO DE SOJA



SÃO MATEUS RECEBE SINAL VERDE PARA A PRODUÇÃO DE SOJA




    SÃO MATEUS RECEBEU À VISITA, “UM DIA DE CAMPO”, DOS MAIS IMPORTANTES TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DO ESTADO MARANHÃO NO CULTIVO, NO DESENVOLVIMENTO E NA PRODUÇÃO DE SOJA.
    TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE BALSAS, CHAPADINHA, PESQUISADORES DA EMBRAPA, SEC. ADJUNTO DE AGRICULTURA DO ESTADO, AGRICULTORES E AUTORIDADES POLÍTICAS DO MUNICÍPIO.      
ILUSTRES VISTANTES:
    A visita para a análise de campo sobre o cultivo e a produção de soja nas terras de São Mateus aconteceu durante toda uma manhã deste sábado dia 25 de maio de 2013,  na fazenda Bernardi, no povoado Guiné, a cerca de 15 km da sede do município de São Mateus e  que na oportunidade contou com a presença  das autoridades de diversas regiões do estado especializadas em agricultura familiar, empresarial e agronegócios - como a do Analista de transferência de tecnologia  Carlos Vitoriano da Embrapa, Fábio Augusto Engenheiro Agrônomo da Produtécnica Nordeste, Francisco Duarte de Medeiros conhecido como Chico da Comarive da Valtra Máquinas e Equipamentos, Carlos Antônio representante do Senar, Pedro belo representante da Aged  de Codó,  Glaucir  João pauletto Gerente de produção da Ceagro, juliano da New Agro de Chapadinha - e representantes do Sebrae, Banco do Brasil, e de São Luís  veio  o sec. Adjunto de Agricultura e pesca do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, representando o Governo do Estado. E de São Mateus participaram do evento presidentes e membros de associações e sindicatos como também os vereadores da Câmara Municipal que formam base ao prefeito Miltinho Aragão que ao participar do encontro contou ainda com a presença dos Secretários da prefeitura de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e pesca envolvida em todo o processo; e de secretários e convidados de Peritoró , Alto Alegre do Maranhão e de outros municípios da região.
VISÃO TÉCNICA:                     
    Todos os técnicos especialistas em produção agrícola, sem nenhuma exceção dos que se fizeram presentes em visita ao campo na manhã de sábado e que puderam constatar de perto a introdução da soja em São Mateus, imediatamente foram unânimes em certificar que o experimento é mais do que uma prova evidente de que o município aponta uma nova realidade para os agricultores.
    Para os técnicos visitantes, o terreno é fértil, bom, produtivo e acima de tudo propício para uma variedade da cultura agrícola, porém a soja já é um fator determinante para que em São Mateus possa surgir no cenário estadual e no Brasil, respectivamente, assim como Chapadinha e Balsas como um município que também pode oferecer, a toda uma cadeia de empreendimentos e empreendedores, uma grande oportunidade de negócios e consequentemente uma produção competitiva dentro do nosso mercado de fornecimento e vendas.
PREFEITURA DE SÃO MATEUS:
    O prefeito, Miltinho Aragão, saiu do encontro muito satisfeito e convicto de que todas as informações. O debate e as discussões sobre a introdução da soja, em São Mates, é a certeza de que desenvolver o município através do setor da agricultura é estar investindo na busca de um resultado totalmente positivo.
    Em seu discurso citou que São Mateus, por ser um município privilegiado, tem todas as possibilidades de sair imediatamente do anonimato já que se produzirmos soja, em larga escala, temos como transportar rapidamente toda a nossa produção já que contamos, logo aqui perto, a 50 km, com o quarto, se não o terceiro maior eixo rodoviário do país, localizado em Peritoró. E logo aqui, em São Mateus, temos como transitar, livremente, pela BR: 135 que dá acesso a duas importantes capitais: Teresina e São Luís.
    E por falar em nossa capital contamos com porto do Itaqui, o maior da América Latina. Portanto, se depender de mim, como prefeito,  da secretaria de agricultura do município e da prefeitura de São Mateus, todos nós estamos, unidos, com o objetivo de contribuir na produção de grãos, na geração de emprego e renda no fortalecimento do setor comercial, por poder oferecer uma melhor qualidade de vida para a população.
PARCERIAS FIRMADAS:
    A produtécnica Nordeste de Balsas, especialista em produtos agrícolas, deixou claro que está a disposição da Secretaria de Agricultura do Município de São Mateus para firmar parcerias na orientação e assistência em cursos de capacitação e qualificação profissional no cultivo e produção de soja. 
    O Governo do Estado, através do Secretario Ajunto de Agricultura e Pesca do Maranhão Raimundo coelho, disse que São Mateus, agora, será convidado a fazer parte da Comissão Setorial de Grãos e deixou claro que o projeto aqui, discutido, terá o apoio do governo no que for necessário - a começar pela ajuda do governo no processo da pesquisa para uma análise profunda do solo do clima e de outros requisitos importantes - para que a produção tenha um resultado garantido em cada colheita e safra. A pesquisa ciêntifica, do solo, é o resultado que precisamos para que o investimento possa ser feito sem medo e incertezas, para que os trabalhadores dessa região possam ter condições de desenvolver um bom trabalho com toda a parceria técnica e financeira que terão a disposição através dos órgãos ligados ao estado. Sendo assim, todos terão um rendimento altamente produtivo, em larga escala, o que é mais importante para o abastecimento em grãos do mercado Maranhense.
    Por fim, cada empresa ou setor representativo demonstrou interesse em colaborar, com o que pode vir a ser, mais, um setor produtivo em larga escala no cultivo a na produção de soja do Estado do Maranhão.
    Para o Secretário de Agricultura do Município de São Mateus, Clovis Bernardi, tudo o que aconteceu, hoje, é apenas o começo de uma grande jornada e que aos poucos, vai se concretizando. O objetivo é sabermos, de fato, o nosso potencial e até onde podemos avançar.
    O mais importante, é que recebemos previamente o sinal verde para começarmos com mais entusiasmo, o projeto dos nossos sonhos, é ter em São Mateus uma agricultura que possa desenvolver o município e o nosso estado.
INFORMAÇÕES PRELIMINARES:
EXPERIMENTO:  ao todo são 40 hectares no cultivo de soja como experimento em São Mateus, localizada na fazenda BERNARDI no povoado NOVA GUINÉ a cerca de 15 km da cidade, daqui a mais ou menos duas semanas já é o prazo definido para a colheita de grãos da primeira safra da produção de soja de São Mateus.